quinta-feira, 5 de junho de 2014

O primeiro adversário do BRASIL, Exeter City Football Club




Mais de 6.000 pessoas lotaram o Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 21 de julho de 1914, apenas duas semanas antes de a Grã-Bretanha entrou na Primeira Guerra Mundial


 
História: Exeter vs Brasil .. 1914

Se os favoritos Brasil levantar a Copa do Mundo pela sexta vez eles terão uma equipe humilde Inglês liga para agradecer.
Marca inebriante da nação de samba futebol podem deliciar os fãs em todo o mundo -, mas há 100
anos que não eram mesmo uma equipe.
Brasil, que recebe a Copa do Mundo deste ano , ficou em primeiro para o campo como uma face nacional para jogar Exeter City.
E como essas incríveis fotos em preto e branco mostram, tempos certamente mudaram.
Os jogadores tinham lenços na cabeça e jogado no Brasil todo branco e não amarelo e azul.
Mas algumas coisas permanecem as mesmas - a equipe de Inglês foram acusados ​​de combate thuggish eo Brasil ganhou o jogo, batendo Exeter 2-0.
O lado Devon, composta de mineiros de carvão, moleiros e filhos de agricultores, participaram do jogo importante como parte de uma turnê no Brasil e na Argentina.
Excitação cresceu para o jogo final, quando as equipes do Rio e de São Paulo decidiu pela primeira vez para os seus talentos de jogo.
Mais de 6.000 pessoas lotaram o Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 21 de julho de 1914, apenas duas semanas antes de a Grã-Bretanha entrou na Primeira Guerra Mundial.
A partida foi um encontro difícil.
Exeter goleiro reserva Reg Loram foi invadiu fora a bola antes de Oswaldo Gomes marcou o primeiro gol.
Legendary atacante brasileiro Arthur Friedenreich, que dizem ter marcado 1329 gols, perdeu dois dentes após uma barcaça ombro vigoroso - mas não o impediu de configuração do segundo gol.


  The Brazil football Team 1914
Bruto: Um jogador brasileiro tinha dois dentes nocauteado
Após o apito final, os jogadores brasileiros foram levados sobre os ombros da multidão.
Um jornal local relatou: "Os espectadores foram à loucura, acenando com os chapéus e bengalas, e nas arquibancadas senhoras e meninas acenaram lenços, gritando hurrahs".
E, naquele momento, uma obsessão nacional nasceu.
Jornais brasileiros relataram a história com moderação.
Um escreveu sobre "o elogio para a correção e mestria com que os brasileiros haviam tornado inútil o esforço dos profissionais de Inglês".
Para marcar o 100 º aniversário, Dois lados Liga Exeter City vai voltar ao estádio para jogar Fluminense.
Mistura de jogadores da academia e profissionais experientes de hoje está muito longe do pelotão de 15 jogadores que deixaram Southampton em 22 de maio de 1914.
A bordo do SS Andes plantel jogou tênis cabeça para manter a forma antes de chegar ao Rio 18 dias depois. Presidente Exeter City Michael McGahey escreveu: "Todos estão se estabelecendo na vida navio.
"Eles são amigos de todo mundo e está a ser tratado e se comportam como outros passageiros da primeira classe.
"É realmente notável que muitos deles são rapazes para fora das fábricas ou dos pits.
"Eles são tão bem comportados!"
Mas quando os viajantes aportou no Rio de Janeiro em 09 de junho de 1914 eles foram logo envolvidos no escândalo.
O time inteiro foi preso por "atentado ao pudor", depois de ir para um mergulho no mar vestindo apenas seus calções de futebol.
Queixaram A chocado local para a polícia.


  Exeter v Brazil 1914
Anúncio: Um cartaz para o jogo
 
Sr. McGahey escreveu: "Eu tinha que avisar os meninos para manter seu rosto em linha reta. Jimmy Lagan jurou que não iria colocá-lo em qualquer célula.
"Eu disse a ele que iria ter a certeza de cadeia-lo e colocá-lo em algemas."
A turnê nunca estava longe de controvérsia.
Um árbitro para reiniciar uma partida de uma dúzia de vezes depois de espectadores - e uma banda de metais - invadiram repetidamente o campo.
Sr. McGahey estava preocupado com os métodos de controle de multidões, que consistia de quatro policiais montados com chicotes longos.
Pouco antes do fim, um dos cavalos jogou seu cavaleiro e saiu correndo pelo campo, interrompendo um ataque Exeter.
No outro jogo, um presidente rival ameaçou atirar o árbitro, após ele deu Exeter uma penalidade.
Eles podem ter desempenhado o seu papel na história do futebol, mas para Exeter, significado da turnê foi obscurecida por doença de origem e os de coleta de tempestades da Primeira Guerra Mundial.
Um dos diretores de Exeter, disse: "Ficarei feliz quando se foram. Eu tive um tempo miserável e por isso têm os jogadores.
"Estamos doente e cansado."
Milagrosamente, os registros sugerem todos do elenco Exeter sobreviveu à guerra, embora muitos foram tão gravemente ferida que nunca jogou futebol novamente.
Aquele que fez foi goleiro Dick Pym, que estava na meta para Bolton na primeira partida em Wembley - o "cavalo branco" final da Taça de 1923.
Pym, que estava lesionado no primeiro jogo da turnê, comprou um papagaio antes de sair do Brasil.
A ave sobreviveu muito feliz na Inglaterra e quando morreu foi enterrado atrás do gol no estádio St James 'Park, em Exeter - uma fatia de cor brasileiro na mais profunda Devon.

Poderia Exeter City enfrentar o Brasil em um amistoso para celebrar o centenário do país? Se os dois diretores do clube que voaram para o Rio de Janeiro tem a sua maneira, um jogo pode ser apenas sobre os cartões. Vice-presidente Julian Tagg e gerente de desenvolvimento de negócios Bruce Henderson viajaram ao Brasil para tentar garantir uma revanche do primeiro jogo do Brasil, contra o Exeter em 1914.
O clube comemorou o seu próprio centenário em 2004, jogando uma equipe masters brasileira, com nomes como Dunga e Careca.
Venture: Poderia Dani Alves e cia. jogar Exeter?
Venture: Poderia Dani Alves e cia. jogar Exeter?
Talento: Poderia Neymar acender St. James 'Park?
Talento: Poderia Neymar acender St. James 'Park?
Presidente Exeter Edward Chorlton disse: "Enquanto não temos garantias de que podemos entregar uma repetição do que o primeiro jogo incrível, nós devemos isso a nós mesmos, o clube e os seus apoiantes para explorar formas em que este importante centenário, tanto para o Brasil e para Exeter City pode ser comemorado.
"Os brasileiros estão ansiosos. Estou certo de que durante a sua visita Julian e Bruce fará o seu melhor nossos "embaixadores" para avançar nas negociações para que possamos conseguir isso e provar mais uma vez que Exeter City é "nenhum clube de futebol comum" e fazê-lo em nossa maneira normal, sem custo ou risco para o clube de futebol. "
Oficial Fluminense Eric de Menezes convidou a dupla Exeter para o Brasil e eles têm reservado um programa cheio de reuniões para garantir contratos de televisão e falar com potenciais patrocinadores.
Carnaval: Seria certamente um deleite para os fãs de Exeter
Carnaval: Seria certamente um deleite para os fãs de Exeter
Tagg disse: "No entanto, há longo caminho entre um sonho e realidade e que abrigam nenhum falsas ilusões ou esperanças."
Esta não é a primeira vez Exeter se colocaram no centro das atenções; ex-diretor Uri Geller convidou Michael Jackson e David Blaine ao seu estádio, St James Park, em 2002, a nomeação do ex-diretor honorário.

Exeter City para jogar 'Brasil' - 100 anos após primeiro jogo




O time do Brasil em 1914 Foto:. Exeter City Football Club
Exeter City Football Club e Fluminense Football Club anunciou hoje que vai recriar o jogo mais histórico na história de Exeter e do futebol brasileiro.
No domingo, 20 de julho de 2014 Exeter City vai jogar contra um time formado por jogadores do Fluminense e outros clubes brasileiros em uma repetição do jogo considerado como primeiro jogo internacional do país.
Como notável quanto parece em 1914 Exeter City foi a primeira equipa a jogar contra o Brasil. O lado zarpou de Southampton, a bordo do SS Andes em uma viagem 18 dias à América do Sul. A própria viagem marítima teria sido uma experiência incrível para os jovens jogadores de Devon, mas o que se seguiu agora é folclore do futebol.


Ação do jogo Brasil v Exeter City em 1914 Crédito:. Exeter City Football Club
Depois de jogar jogos na Argentina, Exeter jogou três partidas no Brasil, mesmo batendo o Rio de Janeiro.
Os brasileiros, em seguida, escolheu um lado final de Rio e São Paulo combinado para bater os profissionais que fizeram 2-0 ea equipa nacional nasceu.
De 1914-2014 imaginar cinco vezes campeões do mundo, Pelé, Zico, Ronaldo, Ronaldinho lotes de realmente bons jogadores que começaram a jogar esse belo jogo contra a nossa equipa Exeter City.
Então eu acho que a multidão vai adorar, especialmente por causa da história entre o clube eo país que é algo que eu acho que é incrível.
- Ricardo Calcado, representante brasileiro do Exeter City

. Um cartaz para o jogo Brasil v Exeter City em 1914 Crédito: Exeter City Football Club
Brasil é o país mais bem sucedido no mundo do futebol depois de ter ganho a Copa do Mundo cinco vezes.
Seus torcedores são apaixonados pelo jogo e do famoso jogo contra o Exeter City, em 1914, tem status de lenda no Brasil por causa do que se seguiu.


Jogadores brasileiros comemoram a conquista da Copa do Mundo de 2002 Crédito:. Gabriel Piko 
A partida será disputada no Rio de Janeiro, mas não no mundialmente famoso estádio do Maracanã, palco da Copa do Mundo finais do próximo ano e onde a Inglaterra jogou contra o Brasil no mês passado.
Em vez disso, vai estar no mesmo terreno que o jogo original, o ex-estádio do Fluminense em Laranjeiras.
Jogos contra outros times brasileiros devem ser anunciados em uma data posterior, juntamente com detalhes para os adeptos que desejam viajar para o Brasil.


Os fãs de Fluminense FC comemorar a conquista do Campeonato Brasileiro de 2012 Crédito:. PA
 
Amistoso contra o inglês Exeter City marcou estreia da seleção brasileira
 
Uma das maiores glórias da história do Exeter City F.C., senão a maior, é ter sido o primeiro time a enfrentar a seleção brasileira de futebol.
 
Em 1914, era só um clube da Inglaterra profissionalizado havia seis anos e que topara enfrentar jogadores amadores do Rio e de São Paulo do outro lado do Atlântico.
 
Cem anos depois, é um time da quarta divisão inglesa que protagonizou o primeiro jogo da seleção de futebol mais vitoriosa das Copas. 
 
Não à toa, a celebração do centenário daquela partida –2 a 0 para os brasileiros – tem mobilizado torcedores e dirigentes do Exeter, clube da cidade de 120 mil habitantes com o mesmo nome do time.

Ao menos quatro eventos estão previstos pelos ingleses para marcar os cem anos: uma visita ao Brasil em julho, uma exposição, um livro e um musical com artistas da região.

O clube planeja um amistoso com o Fluminense ou uma seleção master nas Laranjeiras, palco do jogo de 1914. "Teremos 120 torcedores indo conosco, uma semana depois da Copa, para uma homenagem ao futebol brasileiro", disse à Folha Bruce Henderson, diretor do Exeter.

"Estudamos outras possibilidades, e uma delas seria uma partida no Pacaembu", conta Eric Menezes, que representa o time no Brasil.

Segundo o Exeter, a Associação de Futebol da Argentina procurou cartolas ingleses para que um time fosse ao país enfrentar clubes locais.
O Exeter, criado dez anos antes, foi escolhido depois de o Tottenham ter relutado.
Eis que surge o Brasil na história: o Rio estava entre as paradas de ida na viagem de navio. Durante a estadia, o time combinou que, na volta da Argentina, faria três jogos na cidade: um contra ingleses que viviam na região, outro com um time local e, por fim, a partida de 21 de julho para enfrentar o "Brasileiros XI", como chamam o combinado de atletas do Rio e SP.
Os documentos mostram que alguns jogadores daquele tour foram convocados logo depois para a Primeira Guerra, detalhes que estarão no livro "Have You Ever Played Brazil?" (algo como "Você já jogou contra o Brasil?"), a ser lançado em abril pelo escritor Aidan Hamilton.
"É importante no contexto daquele tour falar do horror da guerra e da perda de muitas vidas", diz o autor à Folha. "Muitos que atuaram contra o Brasil ou faziam parte do elenco foram recrutados para a guerra. Vários se feriram, um teve a perna amputada. No período da guerra, dez morreram em ação."
Hamilton faz uma ponderação histórica: "Conto que o Brasil jogou com camisas brancas com mangas verde e amarelo, como foi relatado no dia seguinte pelo 'Jornal do Brasil', em vez de mangas azuis, como a CBF insistiu num amistoso em 2004 para celebrar os 90 anos".



A primeira seleção: em pé, Píndaro, Martdos de Mendonça e Nery; 
ajoelhados, Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando; sentados, Oswaldo Gomes, Abelardo, Friedenreich, Osman e Formiga

Nenhum comentário :

Postar um comentário